terça-feira, 13 de novembro de 2007

Anos 50 - parte I


Contexto
Após o fim da segunda guerra (1945), a moda sofreu grandes mudanças graças ao fim do racionamento de tecidos e as transformações que ocorreram em tecnologia, industrialização e na sociedade como um todo.
A moda da década de 50 valoriza a feminilidade e o glamour contrapondo as vestimentas anteriores com as quais as mulheres trabalhavam e cuidavam da casa durante a ausência dos maridos.
Com o fim da guerra, o retorno dos maridos, a recente inserção dos aparelhos eletrodomésticos e da influência da televisão e do cinema, a moda reflete os anseios de uma mulher que quer ser atual, e estar de acordo com os ícones que admira.

New Look Dior (1947)
"Nós saímos de uma época de guerra, de uniformes, de mulheres-soldados, de ombros quadrados e estruturas de boxeador. Eu desenho femmes-fleurs, de ombros doces, bustos suaves, cinturas marcadas e saias que explodem em volumes e camadas. Quero construir meus vestidos, moldá-los sobre as curvas do corpo. A própria mulher definirá o contorno e o estilo."
Christian Dior





Batizada de "New Look", a primeira coleção de Christian Dior, recolocou a mulher feminina na moda, pontuando elementos como a cintura marcada, saias e vestidos amplos, e acessórios que aliavam glamour aos trajes como luvas, salto alto, chapéu, peles, jóias, etc.
Na foto, o "tailleur Bar".

Padrão de Beleza
.Maquiagem
Valorização dos olhos (sombras, rímel, delineador, lápis) e da palidez da pele.
Era o auge das tinturas de cabelo.
.Estética
Os tipos de mulheres que influenciaram a década de 50 eram exemplos de feminilidade e glamour, como o estilo de Grace Kelly e de Audrey Hepburn, contraposto pelo das pin-ups.

Alta-Costura
Durante os anos 50 a alta-costura teve o seu auge e também entrou em decadência devido ao sucesso da produção em massa das indústrias.Estilistas como Christopher Balenciaga, Givenchy, Chanel, Madame Grés, Dior, Nina Ricci.
Roger Vivier inventa o salto-agulha (1954) e o salto-choque (1959)
Chanel: tailleur, bolsa matelassê com alça de corrente, sapato bicolor

Estados Unidos
Era o início do "ready-to-wear" (prêt-à-porter). As roupas produzidas industrialmente passam a ser desenhadas e a sofrerem influência da moda, num processo de democratização.
Início de uma juventude consumista, que será o centro da moda nos anos 60.

Tópicos gerais
- Diversificação dos produtos, objetos de desejo, consumismo, obsolescência programada etc.
- Guerra Fria / Corrida Espacial
- Carros maravilhosos
- Influência da Tv, Cinema e Publicidade
- Aparelhos Eletrodomésticos
- Bauhaus (Alemanha): funcionalidade (contra-corrente)
- Rock'n Roll, Elvis
- Moda colegial: saia rodada, sapatilha, cigarrete, jeans
- James Dean
- Marlon Brando: Camiseta branca

*É isso, gurias!

Nenhum comentário: