sexta-feira, 16 de novembro de 2007

Anos 30 - parte I

Gurias: esse texto eu traduzi rapidinho (por isso tá meio tosco), mas dá uma visão geral da moda dos anos 30! Ali no inicinho faz referência até 1945, mas o texto é só de 30 mesmo!




1930


A Moda de 1930 a 1945 relaciona-se com dois grandes eventos do período: a Grande Depressão e a Segunda Guerra Mundial. Uma forte característica da moda da época é a atenção aos ombros, com mangas de “borboleta”. Além disso, os ombros, tanto na moda feminina quanto masculina, eram exageradamente aumentados graças às “ombreiras”.


É no período que começa-se a utilizar fibras sintéticas para a confecção de tecidos, especialmente a viscose e o nylon. Os zíperes passaram a ser usados extensamente.


O “Suntans” (bronzeado) tornou-se popular no início dos anos 30, juntamente com as viagens para resorts no Mediterrâneo, nas Bahamas e na costa da Flórida. Cresce, dessa forma, a moda praia.


Os “trendsetters”(quem influenciava a moda, não encontrei uma palavra em português.Se vocês encontrarem, corrijam!) da época incluíam o Príncipe do País de Gales (Eduardo VIII) e estrelas de Hollywood como Fred Astaire, Carole Lombard e Joan Crawford.


A despreocupação (no caso, leveza), a atitude e moda do fim dos anos 20 persistiram com a chegada de 1930. Entretanto, o começo da Grande Depressão (depois da quebra da bolsa de Nova York, 1929) começou a afetar a população, e a moda tornou-se mais conservadora novamente. Para as mulheres, as saias tornaram-se mais compridas e a linha da cintura voltou para a posição normal, tentando resgatar a feminilidade (Essa parte eu achei meio contraditória porque eu li que aconteceu o contrário.. Que a cintura foi deslocada para baixo). Em 1933 a popularidade do chapéu chegou em seu auge, bem como os cabelos curtos e penteados bem juntos à cabeça.





1936




Moda em Paris

O estilo alegre e “hard chic” de Elsa Schiaparelli's, assim como a inspiração clássica dos cortes de vestidos de dia de Madeleine Vionnet são as primeiras influências da moda de 1930. As simples, mas elegantes roupas de Mainbocher, um estilista americano que trabalhava em Paris, também são influentes. O vestido de noiva da duquesa de Windsor, criação de Mainbocher, foi um dos mais admirados e copiados da época.


Com a invasão da França - pela Alemanha - acabou a disseminação do estilo francês na moda. Muitas casas de moda fecharam durante a ocupação de Paris, incluindo a Maison Vionnet e a Maison Chanel, e alguns estilistas, como Mainbocher, mudaram-se permanentemente para Nova York.




A moda e o cinema

Durante 1930 até o início de 1940, o cinema ‘hollywoodiano’ foi uma forte influência. Estilistas parisienses como Schiaparelli e Lucien Lelong reconheciam o impacto dos filmes americanos em seus trabalhos. LeLong disse: "Nós, os costureiros, não podemos mais viver sem o cinema e o cinema não pode mais viver sem nós. Corroboramos uns com os outros instintivamente”.


Mangas criadas por Walter Plunkett para Irene Dunne em 1931 (Cimarron) ajudaram a popularizar a valorização e ampliação do tamanho dos ombros. Além disso, os chapéus de veludo caídos sobre um olho, criados por Adrian, usados por Greta Garbo em Romance (1930), tornaram-se ícones e influenciaram a maneira como as mulheres usavam chapéus durante toda a década. Os trajes do cinema não eram copiados apenas por fãs de filmes, mas também por grandes revistas de moda como Women's Wear Daily, Harper's Bazaar, e Vogue.


Plunkett criou um vestido que Vivien Leigh usou em sua personagem, Scarlett O’Hara, em “O Vento Levou” de 1939. O filme, e consequentemente o vestido, tornou-se um dos mais famosos da época e da história do cinema.


Roupas e acessórios de varejo inspirados pelos trajes de Adrian, Plunkett, Travis Banton, Howard Greer, e outros influenciaram o que as mulheres vestiram durante o período de guerra, no qual houveram restrições na fabricação de tecidos.


2 comentários:

carol disse...

paulitaaa,
eu adoraria ler mas por enquanto tá impossível, AUMENTA A LEEEETRA! uaihaiua to cegueta =T ;***

Lita G disse...

Nossa adorei o resumo,explicou certinho, eu tenho que fazer um figurino de 1930,e ajudou bastante ! Obrigada !